Isaías 51.10-11 O Poder Restaurador da Alegria

Por Pastor Eliy Barbosa

16 de março de 2010

Foi Deus quem simplesmente escolheu ser o seu Pai e para isso enviou Jesus. Ele não esperou que você fosse bom o suficiente, que conhecesse bem a Sua Palavra, que tivesse qualquer tipo de fé ou que estivesse preparado para receber esse amor. Ele te chamou, te escolheu e te perdoou somente pelo fato de te amar!

E o Senhor não dividirá seu papel de Pai com o Diabo. Ele nos ama e está farto de tudo que tem nos causado temor, ansiedade ou depressão. E sabe que a ansiedade e qualquer tipo de preocupação devora muitos dos nossos dias. No lugar de tudo isso Ele quer nos dar alegria e satisfação plena.

O Pai deseja encher o coração com sentimentos de gratidão e pôr hinos encantadores de confiança nos lábios do Seu povo:

10 Não és tu aquele que secou o mar, as águas do grande abismo? O que fez o caminho no fundo do mar, para que passassem os remidos?
11 Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre suas cabeças: gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão. (Isaías 51.10-11)

Sua "fé" não é realmente fé, é apenas uma crença, enquanto ela não for provada ao limite. E essa prova da sua "fé" será tão intensa e duradoura quanto for necessária para sua fé poder emergir verdadeira e pura.

Foi isso o que aconteceu no Mar Vermelho: os filhos de Israel foram levados a uma situação extrema! Mas Deus os guiou passo a passo, através do mar, para construir em cada coração o desejo e a necessidade de uma dependência completa de Deus para todas as provisões. O plano do Senhor era que o povo acreditasse que somente Ele pôde fazer uma obra completa em suas vidas. A única coisa que Ele queria era se revelar como o Senhor Super-Abundante, o Deus Suficiente para a vida de cada um dos seus filhos, no deserto ou diante do mar.

Deus assumiu o compromisso em fazer o impossível por eles. E o Senhor é o mesmo hoje que secou o mar: o Deus poderoso que abriu um caminho pelo meio das águas para que passassem os seus remidos. Abrir um caminho nas profundezas do mar, significa que Deus pode remover os impossíveis que tentam nos impedir de seguir em frente.

O versículo 11 começa com a palavra “Assim”, deixando entendido que “certamente pelo que Tenho falado”. O que o Senhor está dizendo aqui? Ele está lhe lembrando: “Não existem barreiras ou impossíveis que possam Me impedir de libertar. Eu transformei em caminho o fundo do mar para que passasse o povo que Eu salvei”.

“Por isso o meu povo voltará a buscar a Minha presença com fé, coragem e confiança. Eles conheceram Meu poder em cumprir Meu plano de libertação. Por isso se recusaram a manter os seus olhos nas circunstâncias e nos desastres que lhes rodeiam.
Agora eles estão correndo para Mim cantando de alegria. Experimentando uma alegria que durará em tempos difíceis, até o fim. Isso não quer dizer que todos os sofrimentos e provas terminaram. Significa que a confiança em Mim será maior que toda adversidade e aflição. Nenhuma circunstância poderá roubar o gozo e a alegria da Minha presença! Serão perpétuos! A tristeza e o abatimento desapareceram de suas vidas.
Eu tenho o povo mais feliz da terra. Eles têm gozo, alegria, felicidade. Se apoderaram dela e agora é deles.”
Não é isto que o Senhor tem feito? Para nos libertar permitiu que experimentássemos e tivéssemos profunda consciência das restaurações e curas alcançadas pela cruz de Cristo. E tem dado Seu Espírito aos corações secos e sedentos. Será que Deus precisava deixar a Sua Palavra ainda mais clara para estes filhos teimosos e incrédulos?

Ele não permitirá que essa situação continue, mas também irá nos mostrar como chegamos a esta situação tão infeliz:

"Satanás tem derrubado a sua vontade e atacado os seus sonhos. E você tem se inclinado ao Diabo, colocando sempre o seu corpo no pó perante ele. E depois permite que o Diabo caminhe sobre você".
Creia! Esse é o momento para tomar sua posição! Talvez você não seja capaz de se alegrar. Ou pior, você não seja capaz nem de rir! É difícil ao menos sorrir quando não tem se tanta felicidade no momento. Mas a Palavra nos diz que o Senhor confortou o seu povo e teve compaixão deles na sua tristeza. Diga adeus ao abatimento para sempre! E contemple a vida com júbilo restaurado mais um vez. Se despeça das tristes ruínas, é certo que elas desaparecerão. E deixe a alegria perpétua brilhar em seu rosto. Tome posse da promessa do Senhor. Cante de alegria, rompa em cânticos! Júbilo e gozo se apossarão de você! Gemido e suspiro fugirão de você!



Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastore Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários