Jeremias 23.33-40 Servir ao Senhor é Pesado! Jugo Suave, Fardo Leve


Por Pastor Eliy Barbosa

Quando temos um relacionamento errado com o Senhor, a Sua mensagem e o Seu chamado tornam-se pesos esmagadores. Na época de Jeremias toda uma nação via a palavra do Senhor como um peso (Jeremias 23.33-40). O povo procurava os sacerdotes e profetas e lhes perguntavam: “Qual é o peso do Senhor?” ou literalmente “Qual é a carga da mensagem do Senhor para nós?” (Jeremias 23.33). E os próprios ministros suspiravam: “A mensagem do Senhor é uma carga” (Jeremias 23.38)!

Eles se sentiam “oprimidos” com a Palavra do Senhor porque torciam as palavras do seu Deus, o Deus vivo, o Senhor Todo-poderoso (Jeremias 23.36). Quando perdemos o foco no chamado de Deus para a nossa vida, Sua Palavra se torna um peso por não estar em harmonia com os nossos desejos!

Considerar o chamado pesado, sua palavra uma carga e amar a Deus um sacrifício, é uma ofensa ao amor de Deus derramado sobre nossas vidas. Com essas atitudes nós é que passamos a ser uma carga para o Senhor (Jeremias 23.33), da qual Ele se livraria se não fosse Sua misericórdia (Jeremias 23.39).

O convite de Jesus é para que todos os que estão cansado e oprimidos com suas pesadas cargas venham até Ele, para que encontrem descanso (Mateus 11.28). Indo até Ele, nossas cargas são trocadas por Seu fardo leve e Seu jugo suave (Mateus 11.30).

Fardo é o conjunto das coisas que são transportadas sobre animais de carga. E o peso desta carga foi estabelecido desde o princípio como “leve”.

Desde que Jesus pronunciou essa mensagem este fardo não aumentou ou diminuiu seu peso em uma grama sequer. Nem as mudanças nos relacionamentos sociais, nem as alterações econômicas, nem as mutações políticas puderam alterar o peso do fardo de Jesus.

O jugo também não seria opressor. Jugo é a peça de madeira que liga (emparelha) os bois para que puxem o arado ou o carro. Mas apesar da finalidade de seu uso, o jugo que Jesus lhe coloca se ajusta perfeitamente: não pressiona, não marca, não fere. O jugo simboliza domínio, sujeição, por isso Jesus disse: “O meu jugo é suave” ou “os deveres que Eu exijo de vocês são fáceis”.

Mas se de Jesus vêm o jugo suave e o fardo leve, por que muitas vezes sobre nós o fardo é pesado e o jugo é duro? Por que cumprir o chamado às vezes se torna complicado? Por que a vida cristã se torna difícil e o Evangelho parece esmagador?

Se o fardo nos cansa e sobrecarrega, e se o jugo nos oprime e machuca é porque não são aqueles que vêm do Senhor Jesus!

Nos sentimos oprimidos, frustrados, decepcionados quando nos colocamos embaixo de zelos humanos. Perdemos o foco no nosso chamado e nos preocupamos com coisas motivadas por nossa paixão, nosso anseio, nosso desejo.

E o resultado das coisas que não estão alinhadas com o nosso chamado é a frustração. A frustração é a sensação de impotência, a sensação de derrota, após o uso de todos os recursos.

Mas se buscarmos o Seu Reino, cumprirmos o chamado acima de todas as coisas, não ficaremos frustrados ou iludidos (Mateus 6.33).

---------------------------------------

Em diversas situações rejeitamos a Palavra de Deus como se fosse um jugo de escravidão. Quando tudo o que Jesus pediu é que levássemos até Ele os nossos fardos!

Ele deseja saber de seus problemas, conhecer suas preocupações, assumir os seus interesses, responder às suas necessidades. Por isso Pedro escreveu: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês” (I Pedro 5.7).



Pastor Eliy Barbosa




Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários

  1. Verdade pastor Eli! O Senhor nosso Deus nos ajude e nos ensine vivermos de forma correta Sua Palavra em nós,e nosso chamado Nele!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário