O Passado Já Passou

Por Pastor Eliy Barbosa

A Palavra de Deus afirma que tudo, por mais tenebroso que seja, é passageiro:



6 Olhem para o céu, lá em cima, olhem para a terra, aqui embaixo. O céu desaparecerá como fumaça, a terra ficará gasta como uma roupa velha, e os seus moradores morrerão como se fossem moscas. Mas a minha vitória será total, o meu poder durará para sempre
8 Pois eles [os que te insultam] desaparecerão como uma roupa de lã destruída pelas traças. Mas a minha vitória será total, o meu poder durará para sempre.(Isaías 51.6, 8)

Preste atenção ao Senhor ao invés de ficar prestando atenção em sua própria incapacidade. Pois a maioria das pessoas vêem nas outras uma vida repleta de possibilidades, mas passa pelas próprias oportunidades sem lhes dar atenção. Quando se está ferido, a pessoa passa a centrar sua vida ao redor de compensações, em coisas que reclama por direito: a vida, as pessoas, os pais, Deus... todos lhe devem alguma coisa.

Quem está deitado no chão tem sempre alguém para culpar. Você realmente acha que tem mais dificuldades, mais sofrimentos, mais lutas que todos?

Não passe a sua existência frustrado achando que a vida lhe deve alguma coisa! Pare de responsabilizar os outros pelo seu fracasso! Deus trabalha Seus propósitos nos nossos erros também. Você pode ser grato e admirar os pássaros ou passar a vida chateado por não ter asas.

Então pare de sentir pena de si mesmo. Viver remoendo ou revivendo o passado, lamentando as oportunidades perdidas e os erros cometidos, apenas roubam a Graça do presente. Se seu passado te condena e seu futuro é incerto, invista no seu presente onde a vida e as coisas acontecem! Viva o presente - todos perdem algo quando vivem do passado! Me diga: você foi criado para viver no passado, no presente ou no futuro?

Liberte-se do passado. A maioria das pessoas é escrava do passado. Repetem as situações, opções e soluções do passado todos os dias. Lembre-se: mesmo sendo correntes de ouro, ainda são correntes. E isso impede que as mudanças ocorram. Se fizermos as coisas da mesma maneira do passado, alcançaremos no máximo os mesmos resultados.

Este é o momento de você ser você! Levante-se, se liberte dos relacionamentos, circunstâncias e pessoas do passado. Não se preocupe com o que aconteceu no seu passado. Você pode escolher não permitir que nada dele faça mais parte de seu presente. Não permita que o passado determine a sua vida. Não faça de seus traumas o seu projeto de vida Esqueça o passado, olhe para frente.

O que já foi, já foi. O passado é passado. Deixe o passado no passado. "Pois eles desaparecerão..." Carregar as pessoas do passado é um peso que o impede de avançar na vida. É um peso que o impede de levantar-se do chão.

Pode ser muito difícil perdoar, e mais ainda amar, aqueles que nos feriram em profundidade. Perdoar é destrancar a porta de seus terrores. Perdoar é abrir a janela e deixar o ar poluído sair. Exercer o perdão exige mais do que sentimento e desejo: perdoar requer decisão.

Perdoe, siga adiante. Pare de passar o tempo todo culpando as pessoas do passado. Não perca tempo com o passado perdido: a porta de saída do problema e a porta de entrada da solução é o perdão.

Entenda que perdoar não é esquecer. Perdoar significa soltar a garganta de outra pessoa (Mateus 18.28). Não permita que a dor, a mágoa, a raiva impeçam você de tirar as mãos do pescoço dele! Pois a vingança sempre encontra um jeito de voltar para a sua casa de origem.

O perdão não exige que você confie naquele que você perdoou. Pois o perdão não desculpa nada. Perdoar não significa restabelecer relacionamento. Você apenas liberta a pessoa do julgamento. Mesmo após perdoar, siga o conselho de Jesus: “Não dêem aos cães as coisas santas; eles podem virar-se contra vocês. Não deitem pérolas a porcos, porque as desprezarão, pisando-as.” (Mateus 7.6 OL). Isso mesmo, após perdoar não volte a agradar os porcos! Não tente fazer carinho nos cães raivosos! Não existe delicadeza ou educação que resolva o relacionamento com um cão raivoso. Não existe talento ou empenho que possa ser reconhecido por um porco! Porcos e cães raivosos não são como delicados copos de cristal, são mais parecidos com rolos de arame farpado: por mais cuidado que você tenha ao pegar, ao lidar, você sempre vai acabar ferido, sempre vai se machucar.

Perdoar é um mandamento! Isso mesmo, perdão é questão de mandamento e não de sentimento! Está escrito: “Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. (I João 5.3) Está dentro de sua capacidade cumprir esse mandamento e liberar o perdão necessário. Jesus nos deu pleno poder e autoridade sobre o inimigo, pois o Diabo não pode caminhar sobre você. Através do Seu Santo Espírito nos concede a força necessária para perdoar, independente de quão profundamente fomos feridos.

Quando decidimos em nosso coração perdoar, o Espírito Santo arranca pela raiz a nossa resistência em liberar perdão. Ele extermina toda e qualquer amargura que nos impeça de perdoar: “Esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma cousa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.” (I João 5.14-15). Pois o perdão existe sempre em primeiro lugar para quem perdoa. Quem não perdoa vive sobre constante julgamento e condenação.

Agora fique assustado com o que vou lhe dizer: Quando não perdoamos podemos ser vencidos por Satanás! É isso que a Palavra de Deus afirma:

10 Outra razão para perdoar é não deixarmos Satanás, com a sua astúcia, obter vantagens sobre nós. (II Coríntios 2.10)

Como disse alguém, o passado é lição para refletir e não para repetir. Todas as oportunidades de mudança estão sempre no presente, não no passado.



Trecho do livro "Levante-se do Chão" do Pastor Eliy Barbosa publicado pela Igreja Plenitude

Comentários