Coragem, Não Tenha Medo!

Por Pastor Eliy Barbosa

25 de janeiro de 2010

O temor a Deus é um dom! (Isaías 11.1-2). Apesar de constar em último lugar nesta lista de dons, o temor não é inferior, pois ele é o princípio da sabedoria, e a sabedoria consta em primeiro lugar entre os dons.

Este temor não é vil, mas o temor de filiação. O temor vil, que é o medo, a covardia, é fruto de um mundo no qual Deus está ausente. Mas o amor de Deus afasta todo e qualquer medo: “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo” (I João 4.18).

O próprio Deus é amor! Esse seu amor teve o apogeu no envio de Seu Filho Jesus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

E através de Jesus todas as pessoas são desafiadas a chamar Deus de Pai, pois Deus trata amorosamente com os seus filhos. O Evangelho é uma boa notícia de coragem:

Não tenha medo do sobrenatural de Deus em sua vida! “Não tenha medo”, assim disse o anjo a Maria por ocasião da anunciação do nascimento de Jesus (Lucas 1.30). “Não tenha medo”, foram as palavras que José ouviu de um anjo em sonho quando soube da gravidez de sua futura esposa (Mateus 1.20).

Não tenha medo da verdade sobre você mesmo! Quando viu o poder de Deus sobre Jesus, Pedro caiu de joelhos e implorou: “Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!” (Lucas 5.8). Mas Jesus lhe respondeu: “Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente” (Lucas 5.10).

Não tenha medo da sua fé em relação à dos outros! Ao paralítico de Capernaum, trazido por alguns amigos, Jesus disse: “Coragem, meu filho!” (Mateus 9.2).

Não tenha medo do amor de Deus por você! A mulher que sofria de uma hemorragia por mais de 12 anos, tocou sorrateiramente em Seu manto. E Jesus confirmou a sua fé: “Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé” (Mateus 9.22).

Não tenha medo de um milagre de Deus para sua vida! Ao verem Jesus andando sobre o mar os discípulos se desesperaram e gritaram. Mas Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu! Não tenham medo!” (Mateus 14.22; Marcos 6.50).

Não tenha medo de Deus tornar os seus sonhos em realidade! Quando as mulheres encontraram-se com Jesus após Ele ter ressuscitado, elas abraçaram os seus pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali” (Mateus 28.10).

Não tenha medo da descrença dos que lhe cercam! Enquanto Jairo esperava por Jesus, ele ficou sabendo que sua filha morreu e não havia mais esperança. Mas Jesus lhe disse: “Não tenha medo; tenha fé!” (Marcos 5.36).

Deus quer que você seja livre: livre do medo, livre da dúvida, livre do pecado. Para isso você deve se submeter ao senhorio, ao domínio e ao amor de Cristo. Não tenha medo, abra a porta do armário, Deus está te esperando! Este é o momento de você se levantar e declarar:

“Chega de viver todo este tempo com medo. Em nome de Jesus eu não vou mais ter medo da natureza humana, do mundo e do Diabo. Quero que a minha vida revele ao mundo a natureza gloriosa de Deus. Sujeito a Cristo todos os meus pensamentos. Coloco aos Seus pés todas as minhas emoções. Eu rejeito a minha incapacidade e não acredito na minha fragilidade em seguir ao Senhor. Para o meu Deus não há nada impossível.”

Abra a porta do armário, Deus está te esperando!


Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários