Jeremias 12.5 Quando A Vida Se Torna Difícil

Por Pastor Eliy Barbosa
08 de janeiro de 2010

Ao olhar para a sua vida e a comparar com a vida das demais pessoas, Jeremias ficou perturbado com o que viu. Isso o levou a uma crise existencial, que o fez indagar ao Senhor: "Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?". Jeremias olhava a conduta destas pessoas e a aparente recompensa que sempre obtinham.

Mas como isso era possível? Por que os maus ficam ricos? Por que os desonestos conseguem sucesso? Eles vivem sempre falando o nome de Deus, mas na verdade não se importam com Ele.

Então Jeremias vê as vitórias que havia conquistado e a maneira como vivia. Isso parecia demais para ele: "Mas tu, ó SENHOR, me conheces, tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo". (Jeremias 12.1-4)

Jeremias sabia da sua fidelidade e do seu amor pelo Senhor! E sabia que o Senhor tinha pelo conhecimento disto. Mas os ímpios continuavam com uma vida de sossego.

Deus permite que muitas vezes passemos por pequenos problemas para nos preparar para situações mais sérias. Viver é solucionar problemas! Mas não seria mais fácil se Deus nos livrasse das situações mais difíceis?

Existem milhares de razões para a dor e o sofrimento, e há muitas coisas que eles podem nos ensinar. Porém essas razões só podem revelar seus propósitos dentro da história de cada um. Neste caso Deus não está castigando. Deus nunca precisou do terrível mal para realizar seus propósitos amorosos do bem.

Mas se Deus fizesse isso, não permitisse que você passasse por algumas situações, Ele estaria te privando de viver uma vida abundante aqui na terra. Sem os "impossíveis" da vida, você jamais conheceria os "possíveis" de Deus. É quando ferida e machucada, que a alma mais experimenta o refrigério do bálsamo curativo de Jesus.

Diante do mal que nos aflige, Deus responde com bondade. Em meio a dramas indescritíveis, Deus manifesta uma Graça Maravilhosa incrível. A Graça não precisa da tragédia para se manifestar. Se diante de qualquer situação corriqueira você se abater, desanimar, pensar em desistir; como você poderá aprender a ter domínio próprio? Como saberá o que é confiar no Senhor? Como irá desenvolver resistência para os verdadeiros desafios da vida?

"Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?" (Jeremias 12.5)

Essa é a comparação que Deus faz com Jeremias: "se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão?"

Assim como Jeremias, você terá que ter mais paciência para enfrentar os problemas futuros. Jeremias aprenderia que é a provação, não a recompensa produzida pela fé, que produz frutos.

Comentários