Vivendo a Glória da Entrega

Por Pastor Eliy Barbosa

06 de janeiro de 2010

O Planalto da Revolta era tão lindo que fazia inveja à Campina do Orgulho. Revolta, inveja e orgulho é uma combinação perigosa e ficava entre os Montes da Provação e da Salvação. Mesmo diante de exuberante beleza meu coração estava inquieto. Ali havia muitas ovelhas desgarradas e sem pastor, que se distanciavam por aquele caminho largo e espaçoso...

Apesar do cansaço, estiquei o máximo que minha altura permitia e vi que lá na frente havia muitas rochas onde se escondiam serpentes e feras. Logo depois das rochas também havia um grande abismo. De repente senti todo meu corpo congelar. Um pensamento doloroso cortou minha mente: Dominados pelos seus desejos, se deixaram levar por suas próprias necessidades. Puseram a Sua Palavra à prova, provocando a paciência do Pastor.

Procurei Destaque, mas ela havia desaparecido entre as rochas. De repente um grito gelou o meu sangue. Era Destaque. Logo haveria gritos de angústia por toda parte.

Destaque saiu correndo de trás das rochas seguida por uma enorme fera... Seus pés se agarravam com desespero ao chão, querendo correr mais rápido, lançando torrões de terra ao ar... Sua respiração era curta e rápida. Seus olhos fitavam angustiados tudo, mas eram como se não vissem nada.

A fera se aproximava rapidamente! Estávamos atônitas, incrédulas, diante do espetáculo de horror. Sabíamos o que iria acontecer. Havia cheiro de suor, saliva e morte. O ar que respirávamos era de desespero, terror e medo. Era inevitável...

Lágrimas corriam dos olhos de Destaque... Saliva escorria da boca da fera... O terror estava estampado na face da pobre ovelha... A ganância era vívida na terrível face da fera... A cada passo a fera se aproximava mais... A cada passo Destaque gritava mais...

Foi quando a fera saltou sobre Destaque. Seus olhos injetados, destilando ódio. Prendi a respiração e tudo que consegui ouvir foram as fortes batidas do meu coração... A fera no ar, as garras à mostra, a boca aberta, os dentes brilhando, os olhos na vítima... Triste... Horrível o que a revolta pode fazer com alguém!

Mas antes que a fera tocasse o corpo da ovelha, uma incrível força a arremessou para trás. A grande fera caiu inerte a alguns metros! Destaque passou correndo entre nós, nos atropelando... Mas naquele momento só tínhamos olhos para o Pastor...

Ele estava ainda parado, com os músculos enrijecidos, segurando o cajado na mesma posição que havia atingido a fera. “Seu braço continua sendo forte para nos salvar”. Tendo certeza que a ameaça foi anulada, abaixou o ameaçador cajado, se virou e caminhou em nossa direção.

Olhou para nós e disse com muita seriedade:

- Tudo está sob Meu controle. Não tenham medo. Confiem que estou combatendo o inimigo. Não entrem em pânico. Esta luta não é de vocês.
Seu rosto estava marcado por uma preocupação incomum. Seus olhos procuravam uma das ovelhas. Quando encontrou Destaque, era possível ver o alívio em Seu rosto. O medo avassalador fez Destaque entrar em estado de choque. Sem dizer nenhuma palavra, a colocou em Seus ombros e começou a subir o Monte da Salvação.

Vi a perplexidade de Destaque em tentar entender tudo isso. Ela sabia que em Seu amor, o Pastor viu tanto o ruim quanto o bom que havia nela. E concluiu que valia a pena lhe salvar. Merecendo nada menos do que o julgamento, ela estava recebendo Sua Graça pura.

Naquele exato momento Destaque estava vivendo a glória da entrega. Ela estava abandonando todos os seus planos e vontades, porque havia experimentado as terríveis consequências de caminhar segundo sua própria ambição. Destaque estava se entregando inteiramente à vontade do Pastor. Ela estava se tornando a criatura mais linda que havia visto em muito tempo.

Olhando para Destaque e o maravilhoso amor do Pastor, percebi que eu não sabia praticamente nada sobre como amar aqueles que caem. A incomparável ternura do Pastor dispensava comentários... Sua ternura era mais profunda que palavras, pensamentos ou emoções... Seu amor era maior que o orgulho ou a revolta... Ele estava levando intenso e agudo arrependimento para dentro dos nossos corações. Em dias como este você aprende a viver de novo.

Mesmo assim existiam ovelhas que se mantinham firmes em sua rebelião, cheias de orgulho destrutivo. Elas se tornaram cegas, ficando insensíveis ao perigo no qual se colocaram. E permaneceram desgarradas no Planalto da Revolta. Enquanto vivesse Destaque poderia sentir as dores do remorso. Não seriam velhos fantasmas para lhe assustar. Mas memórias que a manteriam humilde.

A vida é a única oportunidade que temos para amar. E o Pastor estava mostrando que o amor é a única oportunidade que temos para viver. Para Ele, o passado de Destaque era um assunto morto, no tocante à culpa, à condenação. Agora estávamos confiantes que o Pastor não nos permitirá passar por nenhuma provação sem prover um modo de nos apoiar. E essa certeza estava bem presente no meu coração... Sempre teríamos no Pastor poder e autoridade para derrubar toda fortaleza de dúvida, de temor e de incredulidade. Esse era o Seu destino: salvar a todos nós do medo, do deserto e da escuridão.

Em uma grande provação, nenhuma de nós precisaria se preocupar se seria forte ou frágil. Nosso Pastor nos daria a Sua Graça quando necessário. Não importa o que vier, poderíamos descansar em Seu amor.


Trecho do livro "A Voz da Ovelha" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários