A Busca da Liberdade

Por Pastor Eliy Barbosa
11 de janeiro de 2010

Agora, é preciso que Deus ponha o Seu dedo na verdadeira causa de nossos medos e tristeza:

13 Por que esquecem o Senhor, o seu Criador, aquele que estendeu o céu e firmou a terra? (Isaías 51.13a)

Quando olhamos as circunstâncias, nós mudamos o nosso conceito sobre Deus. Tiramos os olhos das promessas de Deus e vemos a situação em que nos encontramos. Os nossos temores parecem tão próximos e as promessas tão distantes...

Com isso algumas pessoas passam anos indagando “por quê?”: “por que tanto sofrer se eu não mereço? Se eu sempre andei pelos caminhos do Senhor, se sempre louvei o Seu nome, por que esse mal me consome? Quanto tempo terei que esperar para ver alguma coisa acontecer?”

Sofrimento após sofrimento, de prova em prova perdemos nosso testemunho de fé. Isso tudo ocorre porque o foco está errado, está nas circunstâncias e não no Senhor que garante a vitória! Eu também já andei nas trevas da confusão. Foram longos períodos em que estive cheio de idéias confusas. Aparentemente me sentia como se estivesse sem nenhuma orientação. Sim, o Senhor conhece a inclinação do meu coração. Mas descobri que durante esses períodos que, em algum canto secreto, eu alimentava dúvidas.

É isso que o Senhor Deus revela: "Você tem duvidado de Mim em suas crises. Tem permitido que as circunstâncias te roubem toda memória de quem Eu Sou. Tem deixado as pessoas tirarem de seu alcance todas as promessas que lhe fiz.

Eu Sou seu criador, estendi os céus e lancei os alicerces da terra. Para Mim nada é impossível. Posso te libertar, mudar sua história a qualquer momento. E mesmo assim não tem temor a Mim. Por isso você tem duvidado disto.

Você tem esquecido que Sou o Senhor. Então não consegue me ver como um Deus que pode solucionar suas circunstâncias. Está tão ansioso para se livrar de problemas com as pessoas, que não vê Minha glória e poder. Vive lutando em três mundos diferentes: o das circunstâncias, o das pessoas e o das Minhas promessas”.


Mas em Sua incompreensível misericórdia o Senhor te revela:

14 Os prisioneiros encolhidos logo serão postos em liberdade; não morrerão em sua masmorra, nem terão falta de pão. (Isaías 51.14)

Quem são os prisioneiros e quem são os livres? Liberdade é ter permissão para fazer o que se quer? Como alguém pode acreditar que é livre diante dos múltiplos inibidores da liberdade? E quais são esses inibidores da liberdade? O corpo, a genética, a compleição física? Ou os nossos hábitos, manias e transtornos compulsivos?

É livre quem segue como um escravo as suas emoções? É livre quem se apega as suas lembranças a ponto de se aprisionar? É livre quem se torna um constante serviçal dos seus pensamentos? É livre quem permite que os problemas controlem sua vida? É livre quem vive inevitavelmente acorrentado a um hábito?

Todo dia encontro pessoas que se acham livres de coisas as quais estão mais escravizadas. Filhos da liberdade cujo coração e mente estão presos a escravidão. Estão vivendo uma liberdade falsa alicerçada em correntes! "Você se tornou um prisioneiro de seus próprios medos, amarrado por suas dúvidas. Em vez de correr para a Minha Palavra, tem lutado contra as suas correntes"..

O Senhor está dizendo que você tem estado muito preocupado com suas circunstâncias. Mas a mensagem de Deus não pode ser mais clara: “O motivo do seu medo é porque você tem duvidado de que Minha mão está sobre sua vida. Você tem olhando somente para os seus problemas, em vez de olhar para Meu poder e habilidade em te libertar.

Você tem duvidado de quem Eu Sou! Creia, você não precisa morrer na solidão da masmorra. Não definhará preso ao desânimo, frustração e tristeza. Tenho preparado um banquete para você: nunca terá fome, nunca terá sede. Porque na Minha misericórdia te conduzirei mansamente junto das fontes da água. Saia! Estou lhe dando a liberdade. Masmorras, fome, morte - não é isso o seu destino!”


11 Libertarei os teus prisioneiros de um poço sem água, por causa da aliança que fiz contigo, selada com sangue.
12 Venham para o lugar de segurança, vocês, ó prisioneiros, porque ainda há esperança! Prometo que vos recompensarei a dobrar! (Zacarias 9.11-12 OL)

Ouça o convite do Senhor e saia desta situação. Não existe drama muito difícil para Cristo curar. Não existe pecado que Cristo não perdoe. Não existe cativeiro muito poderoso que Ele não possa romper. Escravos podem ser libertos! Sua Mão pode te resgatar do fundo do poço A aliança de vida foi selada com sangue! O Senhor não permitirá que nada o mantenha longe de Sua presença: nem muros espirituais, grades psicológicas ou correntes emocionais.

Está na hora de você sacudir o jugo e procurar se libertar. Você não nasceu para ser escravo! Lance fora todo hábito de escravidão. Saia do domínio do Diabo. Viva uma vida de liberdade. Então um dia você irá ver que tudo mudou, e reconhecerá em seu coração: “Quem foi que fez isto tudo em meu favor? Eu não estava preso para sempre! Agora aprenderei a ser livre!”



Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários