Mateus 11.28 Descansando No Pai

Por Pastor Eliy Barbosa
09 de fevereiro de 2010

Jesus veio à terra como o homem para a resgatar cada pessoa de seus pecados e de todo tipo de escravidão e prisão.

Ele sabe e conhece os cativeiros que nos põe debaixo da escravidão. Existem multidões que estão inibidas e amarradas pelas doenças da alma. As dores da lembrança do passado, os pensamentos contraditórios e as emoções sufocantes que as assolam.

Jesus quer que você saiba que Deus vê toda forma de escravidão que possamos estar sujeitos: mental, emocional, físico, espiritual. Mas para isso, Cristo também precisa lhe revelar o Pai celestial.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30)

Você sabe o que é viver cansado de tudo? Você sabe o que é viver sobrecarregado com o peso das responsabilidades e de nossas decisões? É desse tipo de peso que enche o peito de dor e os olhos de lágrimas que Jesus promete nos livrar.

O convite de Jesus é para que todos os que estão cansados e oprimidos com suas pesadas cargas venham até Ele. Abandonem suas cargas de temor e desânimo para que encontrem descanso nEle (Mateus 11.28). Indo até Ele, nossas cargas são trocadas por Seu fardo leve e Seu jugo suave (Mateus 11.30).

Fardo é o conjunto das coisas que são transportadas sobre animais de carga. E o peso desta carga foi estabelecido desde o princípio como “leve”. Desde que Jesus pronunciou essa mensagem este fardo não aumentou ou diminuiu seu peso em uma grama sequer. Nem as mudanças nos relacionamentos sociais, nem as alterações econômicas, nem as mutações políticas puderam alterar o peso do fardo de Jesus.

O jugo também não seria opressor. Jugo é a peça de madeira que liga (emparelha) os bois para que puxem o arado ou o carro. Mas apesar da finalidade de seu uso, o jugo que Jesus lhe coloca se ajusta perfeitamente: não pressiona, não marca, não fere. O jugo simboliza domínio, sujeição, por isso Jesus disse: “O meu jugo é suave” ou “os deveres que Eu exijo de vocês são fáceis”.
Mas se de Jesus vêm o jugo suave e o fardo leve, por que muitas vezes sobre nós o fardo é pesado e o jugo é duro? Por que cumprir o chamado às vezes se torna complicado? Por que a vida cristã se torna difícil e o Evangelho parece esmagador?

Se o fardo nos cansa e sobrecarrega, e se o jugo nos oprime e machuca é porque não são aqueles que vêm do Senhor Jesus! Nos sentimos oprimidos, frustrados, decepcionados quando nos colocamos embaixo de zelos humanos. Perdemos o foco na Palavra de Deus e nos preocupamos com coisas motivadas por nossa paixão, nosso anseio, nosso desejo.

E o resultado das coisas que não estão alinhadas com o nosso chamado é a frustração. A frustração é a sensação de impotência, o gosto de derrota, após o uso de todos os recursos.

Todos nós, de vez em quando, nos atrevemos a carregar fardos e cargas que não deveríamos levar. Então somos esmagados pela ansiedade, medo e desânimo. Nos curvamos, abrimos mão do que Deus tem nos dado e nos sujeitamos a sermos pisados. Lembre-se que Ele investiu tudo o que tinha em você.

Como reage o Senhor a isso? Será que Ele se machuca quando vê você nesta situação?

Mas, antes de dizer essas palavras, no versículo anterior Jesus disse: "Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar" (Mateus 11:27).

É importante saber porque este versículo está ligado ao anterior, ao convite de atrair para Ele todos os que vivem debaixo de cargas pesadas. Está é uma tremenda revelação de Jesus sobre a verdadeira natureza do descanso do Senhor. Ele está dizendo que se você deseja acabar com toda luta interior e encontrar descanso para a sua alma, então você tem que receber uma revelação de Quem o Pai é.

Somente conhecendo o Pai é que você conseguirá superar as marcas deixadas na sua alma pelas cargas que vieram sobre você. É preciso que você saiba que você não está só, você possui no céu um Pai, que se interessa verdadeiramente por sua dor!

"Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é." (Mateus 11:27) Veja, a revelação do Pai celestial é recebida unicamente através do Seu Filho Cristo Jesus! Ele sabia em profundidade o que significa ser como crianças para entrarmos no Reino dos Céus (Matues 19.13-14), Ele está dizendo:

"Vocês são apenas criancinhas cujo presente é o Reino dos Céus. E Deus anseia que cada uma de Suas pequenas crianças venham até Ele. Como Deus anseia em abraçar cada uma de suas crianças e Se revelar como seu Pai!"

Comentários