Mateus 11.28-30 Cristãos Pisados Por Satanás

Por Pastor Eliy Barbosa

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30)

Você sabe o que é viver cansado de tudo? O que é viver sobrecarregado com o peso das responsabilidades e de nossas decisões? E ter que carregar fardos que são simplesmente muito difíceis de enfrentar? É desse tipo de peso, que enche o peito de dor e os olhos de lágrimas, que Jesus promete nos livrar.

O convite de Jesus é para que todos os que estão cansados e oprimidos de carregar as suas pesadas cargas venham até Ele. Seu convite contém um incrível chamamento de misericórdia, para que todos abandonem suas cargas de temor e desânimo para que encontrem descanso nEle (Mateus 11.28). Indo até Ele, literalmente, tudo o que pesa excessivamente em nossas vidas é trocado por Seu fardo leve e Seu jugo suave (Mateus 11.30).

Fardo é o conjunto das coisas que são transportadas sobre animais de carga. Mas o peso do fardo de Jesus foi estabelecido desde o princípio como “leve”.

Desde que Jesus pronunciou essa mensagem este fardo não aumentou ou diminuiu seu peso em uma grama sequer. Nem as mudanças nos relacionamentos sociais, nem as alterações econômicas, nem as mutações políticas puderam alterar o peso do fardo de Jesus.

O jugo de Jesus também não seria opressor. Jugo é a peça de madeira encurvada que liga (emparelha) os bois para que puxem o arado ou o carro. O jugo simboliza domínio, sujeição, por isso Jesus disse: “O meu jugo é suave” ou “os deveres que Eu exijo de vocês são fáceis”. Mas apesar da finalidade de seu uso, o jugo que Jesus lhe coloca se ajusta perfeitamente. O jugo de Jesus não pressiona, não marca, não fere.

Se de Jesus vêm o jugo suave e o fardo leve, por que muitas vezes sobre nós o fardo é pesado e o jugo é duro? Por que cumprir o chamado às vezes se torna complicado? Por que a vida se torna difícil e o Evangelho parece esmagador?

Se o fardo nos cansa e sobrecarrega, se o jugo nos oprime e machuca é porque não são aqueles que vêm do Senhor Jesus! Nos sentimos oprimidos, frustrados, decepcionados quando nos colocamos embaixo de zelos humanos. Perdemos o foco na Palavra de Deus e nos preocupamos com coisas motivadas por nossa paixão, por nosso anseio, por nosso desejo.

E o resultado das coisas que não estão alinhadas com o nosso chamado é a frustração. A frustração é a sensação de impotência, o gosto de derrota, após o uso de todos os recursos.

Todos nós, de vez em quando, nos atrevemos a carregar fardos e cargas que não deveríamos levar. Então somos esmagados pela ansiedade, medo e desânimo. Nos curvamos, abrimos mão do que Deus tem nos dado e nos sujeitamos a sermos pisados.

Está na hora de você ter um discernimento da vontade de Deus: como reage o Senhor a isso? Será que Ele se machuca quando te vê nesta situação? Ele já não investiu tudo o que tinha em você? Levante-se do chão e simplesmente vá a Ele. Creia! Confie no Senhor. Ache descanso para a sua existência. Apenas deixe que Jesus carregue suas cargas e recorde todos os dias de Suas palavras de alívio.

Pastor Eliy Barbosa



Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários