Mateus 25.24 Relação ou Visão Errada de Deus!

Por Pastor Eliy Barbosa

O último servo chega na presença do Senhor com a seguinte saudação: “Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro” (Mateus 25.24). Não vemos essa declaração ou essa visão por parte dos dois primeiros servos.

A Bíblia nos ensina que tudo o que Deus é em um determinado lugar, Ele é em todos. Por isso os dois primeiros servos não enxergavam o Senhor como “homem severo”. Para eles o Senhor era aquele que os faria entrar em Seu gozo, em Sua alegria (Mateus 25.21).

Essa visão do “homem cruel” era exclusiva deste único servo, era o modo pelo qual ele via o caráter de Deus: severo, insensível, rude, duro, áspero.

O Pai nos concede talentos somente para investi-los no Reino. O Senhor não entregou o talento a este servo por motivos aleatórios. Não, Ele conhecia a inclinação do seu coração e esperava um retorno dele. Assim como também espera colher os frutos do investimento que tem feito em sua vida.

Mas esse servo havia desenvolvido um relacionamento com o Senhor baseado na visão do “homem severo”. Quando não conhecemos o caráter do Senhor passamos a viver com Ele em um sistema de troca: damos o dízimo esperando uma recompensa; vamos a igreja para que no dia seguinte nossos problemas possam ser solucionados; deixamos de pecar para que algo ruim não nos aconteça.

Logo esse sistema evolui de troca para escravidão, onde a necessidade de submissão não ocorre por amor, mas por opressão. Nesta visão além de troca, de escravidão, o Senhor passa a ter um prazer mórbido em castigar, oprimir, humilhar e provar o seu servo. O que resta deste relacionamento é um profundo ressentimento e amargura contra Deus.


Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários