Josué 14.10-11 Tudo ao Seu Tempo


Por Pastor Eliy Barbosa

Assim como todo o povo de Israel que estava escravizado no Egito, Calebe tinha como vontade de Deus, como propósito para sua vida, a saída livre do Egito e a conquista de “... uma terra boa e larga, uma terra que mana leite e mel” (Êxodo 3.7-8). Calebe havia sido chamado por Deus para participar do ministério de libertação de um povo. Calebe havia sido liberto com o povo para libertar o povo. Seu chamado: Liberto para libertar.

Cerca de um ano depois que havia saído do Egito, Calebe e mais onze companheiros receberam um chamado específico, uma missão para conhecer a Terra Prometida: “Vão... vejam bem que terra é essa” (Números 13.17-20).

Após uma viagem empolgante de 40 dias e a apresentação de provas irrefutáveis das maravilhas da terra a ser conquistada, o relato muda tragicamente com a covardia e a incredulidade de 10 destes 12 homens. Neste caso também não havia engano na escolha dos espiões, todos eram líderes e chefes de tribos do povo de Israel (Números 13.1-2).

Depois de um posicionamento e um livramento dramático de Calebe e seu amigo Josué; ele recebeu a visão profética para a sua vida: “Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra” (Números 14.24) “... e por isso darei a ele e aos seus descendentes a terra por onde ele andou” (Deuteronômio 1.36).

Aquela geração passou a vagar pelo deserto e 38 anos depois todos que saíram do Egito tinham morrido (Deuteronômio 2.14-15), apenas dois israelitas que haviam saído da escravidão estavam em pé: Josué e Calebe. Um ano depois esses dois homens e a geração que nasceu no deserto entram na Terra Prometida. Mas cinco mais tarde, ou seja, quarenta e cinco anos desde aquele evento no deserto, Calebe ainda não havia visto a visão profética de Deus se cumprir em sua vida.

Calebe recebeu o que lhe foi prometido somente quando teve certeza de estar pronto para receber a promessa! “Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte... ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso” (Josué 14.10-11), disse Calebe a Josué. Ele estava pronto para receber as bênçãos plenas de Deus.

Se não tivesse passado pelo tratamento de Deus, Calebe nunca teria visto o cumprimento da promessa de Deus para sua vida. Deus cumpre a Sua Palavra no momento certo, quando estamos prontos. Pessoas doentes, fracas, abaladas não precisam de bênçãos, precisam de repouso, de descanso. Calebe estava forte, ele foi provado e tratado pelo tempo.

---------------------------------------

A promessa de Deus se cumpre em nossa vida quando somos fiéis ao chamado. Quanto mais você cumpre o chamado, mais a visão se torna persistente e vívida em sua vida. Uma vida cristã de dores, lamentações, frustrações e angústias não pode levar ao cumprimento da visão profética.

Na parábola, para os servos que permanecessem fiéis, a promessa era que festejariam com o Senhor e seriam colocados em lugar de honra, sobre muito (Mateus 25.21). E como alcançariam esta promessa para suas vidas? Cumprindo a ordem, obedecendo ao chamado, no caso multiplicando os talentos!

Após sua ressurreição Jesus esteve por um período de 40 dias com os seus discípulos. Agora sem o Seu Mestre, como poderiam achar propósito na vida? O que o futuro lhes reservaria? O que fazer? Neste período Jesus lhes respondeu todas essas questões. Ele lhes deu uma visão profética: O REINO DE DEUS! E também lhes deu um chamado, uma missão: “... [vocês] serão as minhas testemunhas (...) até nos lugares mais distantes da terra” (Atos 1.3-8).

Quando o Pai enviou o Filho, Jesus simplesmente veio. E Jesus possuía a mesma expectativa em relação aos seus discípulos (João 20.21). Realmente estes homens não O decepcionaram. Paulo resumiu isso ao dizer “... façam o que é direito e certo e que se entreguem ao serviço do Senhor com toda a dedicação” (I Coríntios 7.35). Olhando para o futuro, para a visão profética, os discípulos partiram para cumprir este chamado.

Para aqueles dois servos fiéis a visão profética se tornou real. Eles entraram no banquete do seu senhor. Se você cumprir a sua missão também ouvirá o próprio Senhor lhe convidando: “Venha festejar comigo!” (Mateus 24.21, 23).



Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários