I Pedro 5.6-8 Apenas Diga Sim!

Por Pastor Eliy Barbosa

“Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo. Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois Ele cuida de vocês. Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (I Pedro 5.6-8).

Pedro sabia muito bem o que o Espírito Santo estava lhe dizendo quando escreveu estes versos. Ele também teve que dizer um SIM para o chamado de Deus.

“O que será que Deus está querendo dizer?” – foi a pergunta que Pedro começou a se fazer diante de uma visão que lhe arrebatou dos sentidos (Atos 10.10, 17). Enquanto orava em um terraço Pedro teve uma visão na qual desciam do céu aves, quadrúpedes e répteis. Todos animais considerados imundos e proibidos como alimento pela Lei de Moisés. Esses animais eram acompanhados de uma ordem simples: “Pedro, levante-se! Mate e coma!” (Atos 10.13).

Pedro estava faminto, estava esperando o almoço ser preparado e conhecia a voz de quem falava com ele. Apesar disso a resposta de Pedro foi de um temor contraditório: “De jeito nenhum, Senhor!” (Atos 10.14).

Pedro estava dizendo “não” para a ordem, estava dizendo “não” para o chamado de Deus. Isso não é de todo incomum. Muitos passam a vida toda dando respostas negativas ao chamado de Deus e desconhecem que a paciência de Deus diante deste “não” é uma oportunidade para que todos sejam salvos (I Pedro 3.15).

Mas este não era o caso de Pedro, ele era um dos apóstolos escolhido por Jesus. Mesmo assim Pedro fez como muitas pessoas, chamou Deus de “Senhor” e Lhe respondeu negativamente.

Contraditório? Você alguma vez já fez isso? Disse “não” para Deus? Neste caso o quanto Deus é de fato “Senhor” de sua vida quando você lhe responde “de modo nenhum”, “nunca”, “eu não”?

A ordem se repete por três vezes e, após meditar, Pedro compreende essa visão: Deus estava lhe chamando para coisas muito maiores do que qualquer outra que ele já houvesse experimentado. Tudo que Pedro tinha que dizer era “SIM”. Pois o Deus que o chamava era “poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3.20).

---------------------------------------

Até mesmo as pessoas ao nosso redor podem duvidar que Deus nos deu um chamado! Elas dizem: “Você têm tudo para ter uma carreira brilhante. Saia desta rotina de igreja. Você não vai chegar a lugar nenhum andando com esses 'crentes'. Acorda! Deus não te chamou, isso tudo é pura emoção, a realidade é diferente, é outra. Você conhece a Bíblia, procure discernir, Deus não chama as pessoas desse jeito não. Os outros estão te usando.”

Jesus enfrentou os mesmos problemas em Seu ministério. Os fariseus diziam que Ele estava possesso pelo demônio (Mateus 9.24) e que Jesus era um mentiroso (João 8.13); seus conterrâneos diziam que Ele não passava de um carpinteiro (Mateus 13.55);

Herodes dizia que Jesus era João Batista que havia ressuscitado (Mateus 14.2); algumas pessoas da multidão diziam que Ele era um enganador (João 7.12); outras pessoas afirmavam que Jesus era apenas um profeta (Marcos 6.15);

Seus discípulos ouviram falar que Ele era Elias ou Jeremias (Mateus 16.14); muitos do povo diziam que Ele era um louco (João 10.20); os moradores de Nazaré diziam que Jesus era um simples nazareno (Lucas 4.22); os judeus diziam que Ele era um desprezível samaritano (João 8.48); os moradores de Jerusalém diziam que Jesus era apenas um ser humano (João 10.33).

Mas o que Jesus fez em relação a tudo isso? Apenas disse SIM ao chamado do Pai. Jesus se humilhou debaixo da poderosa mão de Deus, lançou sobre Ele todas as Suas preocupações e foi sóbrio, esteve alerta e vigilante em todas as coisas.

Como conseqüência disso, Deus no tempo certo exaltou Jesus, o mais humilde dos servos. Deus cuidou de todas as Suas ansiedades geradas por Sua missão. E o Diabo não O pode devorar! (I Pedro 5.6-8)



Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários