Não Duvide!

Por Pastor Eliy Barbosa

Existem vários motivos pelos quais alguém pode duvidar do chamado ou da vontade de Deus para sua vida. Gideão, Isaías e Jeremias cumpriram poderosamente os seus chamados. Mas no princípio, eles também foram marcados pela incerteza.

:: Gideão
Gideão tinha todos os motivos humanos para temer. O povo de Israel era constantemente humilhado por seus inimigos midianitas. Eles roubavam as colheitas, invadiam os campos e devoram as plantações (Juízes 6.3-6).

Entre milhares, Gideão era um dos que também tinha uma família para sustentar, por isso estava trabalhando escondido. Ele malhava trigo em um lagar! Gideão estava tão amedrontado que usava o tanque de pisar usavas para malhar o trigo (Juízes 6.11).

Neste ambiente de desesperança o Anjo do Senhor lhe aparece com uma saudação incomum: “Você é corajoso, e o Senhor está com você!” (Juízes 6.12).

Como isso é possível? Assim como o povo de Israel, Gideão estava escondido, com medo, mas o Senhor via em sua vida a coragem da fé necessária para libertar uma nação. Por isso Gideão teve dúvida quanto a presença de Deus ao declarar: “Se o Senhor está com o nosso povo, por que... onde estão... Ele nos abandonou...” (Juízes 6.13).

Mesmo assim o Senhor lhe ordena: “Vá com toda a sua força... Sou Eu quem está mandando...” (Juízes 6.14). Mas Gideão retruca revelando dúvida da comissão ou da tarefa: “Senhor, como posso...” (Juízes 6.15).

E o Senhor insiste: “Você esmagará todos... como se eles fossem um só homem.” (Juízes 6.16). Gideão pede uma prova, pois tinha dúvida da garantia da vitória: “... então dá-me uma prova...” (Juízes 6.17).

Você como Gideão têm duvidado da presença de Deus? Tem duvidado da missão que Ele te deu? Continua duvidando da garantia da vitória?

Pare de cobrar sinais e segurança! Você já recebeu de graça, recebeu sem pagar, então dê sem cobrar (Mateus 10.8). Creia que quando o Espírito Santo começa a agir, toda dúvida, inquietude e comoção são expulsas. Deixe o Espírito testificar por você.

:: Isaías
Durante um período de 10 anos o rei Uzias sofreu de uma terrível doença de pele, uma praga conhecida por lepra (Números 13.1-59). Esta lepra do rei Uzias surgiu a partir de um terrível pecado.

No auge do seu reinado, Uzias havia se atrevido a entrar no Templo do Senhor para oferecer incenso no altar (II Crônicas 26.16). Esta função era exclusiva e destinada aos sacerdotes descendentes de Arão (Números 16.40). Por este abuso, no mesmo instante, Uzias se tornou leproso (II Crônicas 26.19). O seu orgulho foi a sua desgraça (II Crônicas 26.16).

Um jovem de uma rica e respeitável família, chamado Isaías, mantinha uma estreita relação com esta família real. Quando criança ele havia escutado sobre as vitórias e conquistas de Uzias. Agora como adulto, seria testemunha da morte deste rei pela lepra (II Crônicas 26.21-23).

Sem Uzias como referência, Isaías um dia voltou ao Templo do Senhor (Isaías 6.1), onde seu rei havia se tornado leproso. Ali Isaías vê a glória do Senhor encher aquele Templo com uma santidade aterradora, que levava até os serafins a cobrirem as faces com as asas (Isaías 6.2).

Eles clamavam com alta voz: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos: toda a terra está cheia da Sua glória” (Isaías 6.3). O barulho das vozes dos serafins fizeram que as umbrais das portas se movessem e os alicerces do Templo tremiam.

Apesar da gloriosa presença de Deus encher TODA a terra, Isaías justificou sua exclusão da Glória e da presença de Deus. Isso porque Isaías ainda tinha dúvidas por causa do passado.

Veja, o rei Uzias havia encontrado a morte neste mesmo Templo. Por isso parecia impossível acreditar no chamado de Deus para a sua vida, o chamado para um pecador. Isaías colocou o rosto nas mãos e exclamou com terror:

“Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem os lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o Senhor Todo-Poderoso!” (Isaías 6.4).

Você vive em um passado que nunca passa? Continua preso nos antigos e atrevidos pecados? Você julga Deus por causa daquilo que aconteceu na vida dos outros?

Se você sabe que Jesus já te salvou, então pare de se preocupar. Pois Jesus é tudo o que o homem precisa conhecer. Não existe vida fora do Seu conserto. Seu passado com seus erros foram esquecidos pelo Senhor.

Chegou o momento de você ir e levar este conserto, esta restauração de Jesus ao mundo. Então se levante e ande, pois é o Espírito Santo quem faz a obra.

:: Jeremias
Quando o Senhor chamou a Jeremias, Ele declarou que sabia exatamente a quem estava chamando: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei: as nações te dei por profeta” (Jeremias 1.5).

Deus estava dizendo: “Antes do mundo ser formado Jeremias, Eu já tinha um plano para a tua vida. Te criei, escolhi e separei para que você pregasse a Minha Palavra para as nações”.

Mas Jeremias colocou em dúvida a sua própria capacidade ao justificar: “... não sei falar; porque sou uma criança” (Jeremias 1.6). A expressão hebraica na’ar (criança) era utilizada para qualquer pessoa com idade entre 3 meses e 40 anos. Jeremias, a auto-intitulada “criança”, tinha nesta época cerca de 24 anos de idade.

Saiba que cada um tem o seu lugar no Reino. Deus nos dá um chamado e depois abre as portas para cumprir a missão. Ele lhe entrega as responsabilidades, os talentos. Por isso o Senhor te diz: “Eu te chamei, Eu te escolhi: nunca mais diga que não é capaz!”



Trecho do livro "Tire Deus do Armário" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários