Deus Não se Esqueceu de Você!

Por Pastor Eliy Barbosa

21 Pelo que agora ouve isto, ó opressa, e embriagada, mas não de vinho... (Isaías 51.21)

Entenda que estas palavras de divina misericórdia vieram quando Israel era escravo da Babilônia e Jerusalém estava destruída. O cenário era de uma situação desesperadora. Jerusalém havia sido uma cidade “de bela localização, alegria de toda terra” (Salmo 48.2) e agora se tornou “um montão de ruínas... o opróbrio dos nossos vizinhos, o escárnio e a zombaria dos que nos rodeiam” (Salmo 79.1, 4). Para o Senhor não importava quão abatida Jerusalém estava. O Pai estava presente em sua tragédia e via como Seus filhos "foram afligidos, estão cheios de perturbação, como que embriagados".

E quantos do Israel Espiritual estão também em depressão e desespero. Deixaram de ser a alegria da terra, assim como aconteceu com Jerusalém. Mesmo conhecendo a justiça e redenção de Cristo Jesus, estão vivendo e agindo como os que não têm esperança! Como se suas vidas fossem um monte de ruínas.

Deus quer que você reconheça que Ele ainda vê toda forma de escravidão a qual possamos estar sujeitos: mental, emocional, física, financeira, espiritual. E mesmo que você não consiga explicar a situação que se encontra, o Senhor sabe.

Ele é o Senhor sabendo tudo, consolando todos, presente sempre. Ele conhece distintamente os cativeiros que nos põe debaixo da opressão. Seu interesse por nós vai além da noção mais ou menos precisa do que nos acontece. O Pai sabe como podemos ser inibidos e amarrados pelas doenças da alma. O quanto deixamos ser aprisionados por dores da lembrança do passado. Como permitimos ser escravizados por pensamentos contraditórios. E como nos submetemos a torturas provocadas por emoções sufocantes que nos assolam. Mas Ele lhe diz:

"Esse horrível peso que está sobre você não é porque você pecou. Não pense que Estou te castigando ou Estou irado contigo.

Eu tenho Meus olhos em você e vejo que está sob o peso de um ataque direto de Satanás! Você está aflito e embriagado. Pois é o Inimigo quem te acusa, te maldiz e te atormenta. Mas mesmo assim você diz: 'O meu Senhor me abandonou; esqueceu de mim.' Mas Eu respondo: Nunca!”

Sabe o que é estar embriagado com o vinho da opressão? É ter momentos em que achará que não pode ir em frente, pois estará passando por uma noite tenebrosa na sua alma. É viver situações em que terá vontade de desistir, pois se sentirá preso por cadeias em volta de si.

Você está conseguindo entender o que é se embriagar – não de vinho – até estar cheio de perturbação?

É passar por provações em que achará que não pode tentar mais, pois já caiu sentado em cima das cinzas da sensação de fracasso. É chegar a um ponto de quebradura em que terá dificuldade para acreditar, pois estará deprimido demais para se mover na fé.

Nestes momentos o desespero e a derrota podem caminhar juntos. E o desespero tem o poder embriagador de roubar a visão que se tem de Deus. Na verdade toda pessoa embriagada, não por vinho, fica com a visão ofuscada pelo Diabo. Então tenta guardar Deus no armário da vida, esperando o dia que saberá como lidar com Ele, já que Ele não foi capaz de livrar desta situação.

A raiva contra Deus costuma demandar um esforço tremendo para trancar e manter Deus do lado de fora de nossas vidas. Quando alguém isola Deus no armário da sua vida passa a vê-Lo pelo pequeno buraco da dor, da mágoa e da frustração. Tudo o que se consegue enxergar leva a acreditar que se é pequeno, insignificante e que se está sozinho. Pelo buraco do armário Deus se torna distante, temível e inacessível.


Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários