JESUS: A Palavra da Vida


Por Pastor Eliy Barbosa

1 O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 2 (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada), 3 o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. (I João 1.1-4)

Você conhece Jesus?

Essa é uma pergunta aparentemente simples. Pelo menos no Ocidente é possível que todos já tenham ouvido histórias sobre a Sua morte e o Seu nascimento. E mesmo no distante Oriente a maior parte das pessoas já ouviu, ao menos, o nome Jesus.

É muito provável que você conheça toda história de Jesus, talvez não exista nada que você já não tenha ouvido. Dentro das datas comemorativas como Páscoa e Natal você ouviu sobre o Seu nascimento, a Sua paixão, a Sua morte e a Sua ressurreição. E apesar de tudo isso é possível que você conheça Jesus apenas de “ouvir falar”.

O Natal, por exemplo, nos faz sonhar com todos os presentes e brinquedos que podemos ganhar. Mas nós não percebemos que aquele Bebê, que nasceu naquela noite feliz e abençoada, nos deu o melhor presente de nossas vidas. Esse é apenas um exemplo que, mesmo se tratando de Jesus, a forma que comemoramos essas datas pode torna tudo árido, maçante, morto.

Mas quando lemos sobre Jesus no Evangelho de São João encontramos a seguinte declaração: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens". (João 1.1-4)


Será que Você Conhece Jesus Corretamente?


O apóstolo João começa sua primeira carta reafirmando que Jesus Cristo é a Palavra da Vida, que existiu desde a criação do mundo. Leia novamente: "Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada;" (I João 1.2)

Então entenda de uma vez por todas que Jesus é o Verbo. Jesus é o Verbo vivo e cheio de Graça, não um substantivo, um modelo ou um princípio morto a se seguir. A maioria das igrejas, assim como muitas religiões, possui respostas certas; mas somente Jesus é a Palavra da Vida! Jesus é a resposta viva de Deus que pode mudá-lo por dentro. Sem Jesus, mesmo que as religiões estejam certas, elas estão erradas.

Quando João fala do seu relacionamento com o Verbo - com a Palavra viva, dinâmica, em ação - fala de um relacionamento real e verdadeiro: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida” (I João 1.1). João afirma que os primeiros discípulos viram com seus próprios olhos, ouviram e tocaram com as próprias mãos no Cristo. Sim, no Verbo que já estava vivo quando o mundo começou!

O que é descrito pelo apóstolo como ver, ouvir e tocar é uma ênfase em um conhecimento que vai além do “ouvir falar”. E esta tem que ser a descrição da nossa vivência real com Jesus. Tem que ser a confissão de nossa comunhão plena com Cristo. Deve ser o testemunho de nosso relacionamento diário com o Senhor.

Em sua carta escrita aos moradores de Filipos, Paulo confidenciou: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; ...para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição” (Filipenses 3.8, 10). O que João e Paulo estavam dizendo era: "Tudo o que eu quero é conhecer Cristo e sentir em mim o poder de Sua ressurreição. Pois quero que o mundo veja que Jesus está vivo e vivendo aqui em mim". É este relacionamento com Jesus a base da perfeita comunhão com o Pai.

Não existia nenhuma dúvida, engano ou exagero na visão que os primeiros apóstolos tinham de Jesus. João sabia quem era Jesus: o Cristo, Aquele que é a Vida eterna. Por isso ele pode afirmar: “o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos” (I João 1.3a). Você também precisa conhecer Jesus Cristo corretamente, como Senhor e Salvador. Pois Jesus não se tornou o Cristo por causa de uma mera atividade objetiva: não foram apenas as coisas que Ele disse ou fez. Não “pegaram Jesus para Cristo”. Jesus é o próprio Cristo! Ele não foi um herói, um mártir ou alguém que foi escolhido para pagar pelos erros dos outros. O que o Senhor fez por você, somente Jesus poderia fazer. Não, ninguém mais poderia fazer o Jesus fez por você!

Jesus “é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”. (Colossenses 1.15-20)

Apesar desta declaração reveladora da natureza gloriosa de Cristo existem pessoas que não conhecem Jesus de forma correta. Estão passivas, incapacitadas de ouvir e assimilar a Palavra de Deus! Algumas não levam Jesus a sério, outras não O colocam em primeiro lugar em tudo, ignorando que Ele é superior a todas as coisas criadas. Muitas não querem o Seu modo de andar e viver, desprezando que todo o Universo – por estar unido com Jesus – é conservado em ordem e harmonia. Sabem que Ele tem toda a Verdade, mas não tem fome dela, desdenhando o Único que tem em si mesmo a natureza completa de Deus. Já ouviram que Jesus é o Salvador, mas não querem ser salvas por Ele, mesmo sendo o caminho exclusivo que conduz todas as coisas até Deus.

Assim, datas como a Páscoa e o Natal testemunham do poder de um Salvador a respeito do qual a maioria nada sabe! Ano após ano muitos já viram nestas datas, em filmes ou outras representações, o caminho de dor que O levou ao Calvário. E mesmo assim não O conhecem! Jesus é mais do que uma história, mais do que datas em destaque do nosso calendário... Talvez você também seja um dos que só tenha visto Jesus de longe, porém ainda não O tenha “contemplado” (I João 1.1b). Você reconhece como Ele é, mas nunca teve coragem de ir além de um simples olhar. Sabe as Suas Palavras, mas nunca se aproximou dEle e de Seu coração! E por isso ainda não pôde experimentar a Palavra Viva na sua vida. Pois conhecer Jesus é viver possuindo a Vida Eterna!

Além da incapacidade de se entender o significado e o valor da cruz, por outro lado existe a dificuldade de reconhecê-lo como o Filho de Deus. Jesus, em Seu mais íntimo Ser, é o Redentor! Jesus é a própria redenção. Ele não apenas fez algo por você, mas Ele era aquilo. Cristo é a mais sublime revelação e a maior expressão de Deus para os dias atuais. E se você não conhecer Jesus de Nazaré como único Cristo, Senhor e Salvador, encontrará muita dúvida e confusão em sua existência. Somente crendo e reconhecendo Jesus como o Salvador será possível, participar das alegrias e ter “comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo” (I João 1.3b).


Você quer Conhecer Jesus Pessoalmente?


Você realmente pode conhecer toda a história de trás pra frente, mas talvez não saiba como cruzar esta linha do conhecimento e começar a viver com Jesus. Tudo o que você precisa é crer com todo o seu coração em Sua Palavra e confiar em Jesus como seu Salvador.

É isto que as Escrituras Sagradas nos ensinam: “Mas a todos os que O receberam, àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus”.(João 1.12 ECA). Quando aceitamos a Cristo como Salvador nos tornamos filhos de Deus, nos sentimos amados pelo Pai e seguros graças à obra eterna consumada por Jesus. Nos tornamos filhos de Deus que possuem dentro de si aquilo que é chamado de “Vida Eterna”: a Vida que não acaba, a Vida Divina, a Vida não criada.

Quero que você conheça e prossiga com o Senhor: Jesus é a Palavra, que é a Vida! Que seja capaz de se levantar e experimentar um caminhar diário e renovado com Ele: Jesus é a vida manifestada! E que possa testemunhar do que Ele tem feito por você hoje: Jesus é a vida, a eterna!

Paulo disse: "ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já O não conhecemos deste modo” (II Coríntios 5.16). Agora nós também podemos conhecer Jesus de outra maneira! Podemos ver Jesus com base na verdadeira comunhão: um novo tipo de vida, sobre um novo tipo de conhecimento dEle mesmo, uma unidade totalmente nova. Podemos conhecer Cristo como vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada.

Corra para a cruz! Anseie por seu toque pessoal, em ter a sua própria experiência com o Senhor. Jesus tem que ser real para você! Não se contente com algo que outras pessoas encontraram em Jesus e te contaram. Não, não basta conhecer a verdade por ver Cristo na vida de outras pessoas. Você precisa ter seu próprio encontro e experimentar Jesus por si mesmo.

Somente assim você pode viver liberto da esfera de sua própria vida. Então, seja bem-vindo a dimensão da vida dEle.

Faça essa oração:

“Jesus, reconheço que sou um pecador sem esperança e perdido. Eu preciso de Ti. Perdoe os meus pecados que são muitos. Eu os confesso a Ti nesse instante, sei que podes perdoá-los e perdoará. Creio em Ti e te aceito em meu coração como único e suficiente Salvador. Senhor quebre as cadeias que me prendem. Deixa-me livre para que possa te conhecer. Ouve o meu clamor e lava-me em Seu sangue! Obrigado Jesus por vir salvar um pobre homem que se perdeu. Muito obrigado por ouvir a oração de um pecador e pela vida eterna que me deu. Amém”



Pastor Eliy Barbosa


Trecho do livro "Restaurando a Visão do Pai" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários