Confiando em Deus Em Meio as Suas Crises

Por Pastor Eliy Barbosa

16 Eu pus as minhas palavras na vossa boca; abriguei-vos seguramente sob a palma da minha mão. Fui eu quem fez o universo e quem moldou a Terra. Eu sou aquele que diz a Israel, És meu. (Isaías 51.16)

Agora, olhe para sua vida. Olhe para sua própria história. Deus falhou com você alguma vez? Alguma vez Ele te abandonou ou deixou sem socorro e provisão? Ele é um Pai amoroso que cuida sempre de todas as nossas necessidades.

Pense bem: o Senhor nunca falhou com o seu povo. Nenhuma uma vez se quer. Veja a história dos filhos de Deus, no Velho e Novo Testamento. Ele os livrou em todos os momentos. Não há registro de um único caso em que o inimigo tenha destruído aqueles que confiaram nEle.

Então ouça a voz do seu Soberano, o Senhor, o seu Deus: “Veja que Eu, o Seu defensor, tirei da sua mão o cálice que faz cambalear... Eu o porei nas mãos dos atormentadores...”.

Deus está falando: “Por que você tem duvidado de quem Eu Sou? Não Sou o mesmo Deus que destruiu todos os inimigos do meu povo no Egito? Não Sou o mesmo Deus Todo-Poderoso que trouxe o juízo sobre as grandes nações e libertação com poderosos milagres? Não preservei, guardei e guiei o meu povo sob a palma da Minha mão? Mesmo através de todas as dificuldades, em todas as épocas tenho gritado aos céus: ‘você é meu!’. Aqueles que têm esperança em mim nunca ficarão desapontados!”

É nos momentos difíceis, diante dos problemas que devemos recordar os milagres de Deus em nossa vida. Você pode pensar: “Minha vida inteira é um completo desperdício, pois tem sido uma luta grande e difícil. Eu simplesmente não tenho muito em que me alegrar. Recordar é sofrer.”

Você pensa assim, pois fica deitado no chão esperando um milagre, esperando que alguém ou alguma coisa faça algo acontecer. Sei que você sente saudades dos tempos em que a vida era normal. Quando você tinha disposição para lutar e viver de verdade. Por isso você não pode recordar dos milagres de Deus, pois não permite experimentá-los em sua vida! Sem lembrança não há esperança.

Davi, em meio as suas crises, também admitiu:

8 Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido por causa do desassossego do meu coração. (Salmo 38.8)

Esta é a descrição de quem é prisioneiro de pensamentos temerosos: doente na alma, totalmente esmagado, vivendo em lamentos de angústia e gemidos de dor. É a descrição de uma realidade dolorida, dura de lidar.

A depressão tem muitas causas, que podem ser independentes ou combinadas. Veja, de onde vem sua sensação de profundo abatimento? Um abatimento que ninguém compreende. Um abatimento que fica pior quando você mesmo já não consegue se compreender e aceitar essa situação. Por que se sente totalmente desanimado? Estou falando de um desânimo tão terrível a ponto de não ter mais vontade para fazer nada, nem as coisas mais simples.

Por que permite que seu coração fique tão aflito? Uma aflição que rouba a paz até na hora em que você dormir: estou falando de dormir cansado e acordar mais cansado ainda. É como se houvesse passado a noite carregando pedras, ou ter sido atropelado por um caminhão ou mesmo ter levado uma surra durante a madrugada.

Por que tanto sofrimento? Um sofrimento tal que parece que o mundo vai desabar sobre sua cabeça. E a qualquer momento algo vai sair do seu peito, mas não sai. Isso é sofrer sozinho, com olhar cansado, mente pesada e ainda assim guardar tudo para si mesmo.

Como disse, a depressão tem muitas causas... Talvez as pessoas em sua volta não consigam esquecer o seu passado! Sabe o que é ser alvo de conversas desafetuosas? O que é perceber amarguras na pronuncia de cada palavra? Como é invariavelmente receber doses cavalares de histórias de raiva? E se tornar um campo constantemente forçado a ter plantando sementes de desunião? Talvez aqueles que convivem com você ainda fiquem te espreitando, de olho em cada um dos seus movimentos; seguindo cada um dos seus passos somente para lhe ver errar, tropeçar e cair mais uma vez.

E tudo isso é capaz de fazer gerar em nós a sensação esmagadora de impotência. Mas você não precisa se tornar uma pessoa psicológica e fisiologicamente acabada. Pois como Davi você também pode confiar no Senhor em meio as suas crises: "Porque em ti, SENHOR, espero; tu, SENHOR meu Deus, me ouvirás." (Salmo 38.15)

O Senhor está nos chamando já, para agora, hoje - desperta da condição humilhante, entregue sua incapacidade e confia tudo a Mim!


Pastor Eliy Barbosa


Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários