A Escravidão dos Filhos da Liberdade

Por Pastor Eliy Barbosa

14 ...mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. (Romanos 7.14b)

O pecado está relacionado com a rebeldia, a independência em relação a Deus. E ao escolher a independência, o caminho do pecado, Adão arrastou toda a criação com ele.

Desde então o pecado tem se revelado um câncer que corrói a crença em uma “máxima autonomia individual em harmonia com a responsabilidade social”. Essa crença fez, em várias situações, que o pecado fosse classificado apenas como uma enfermidade social, uma fraqueza moral, uma perturbação emocional ou um distúrbio fisiológico.

Mas sei, pela Palavra de Deus, que estou vendido à escravidão, como escravo ao pecado. Como sou apenas humano e fraco, fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Então o pecado se tornou o meu dono.

É uma terrível constatação se descobrir escravo, preso a hábitos depravados, pervertidamente enfermo. E tudo isso acompanhado por angústia, depressão, choro. Mas quem foi que colocou cada um de nós a venda, nos expondo em um mercado de escravos?

Na verdade ninguém colocou a mim ou a você a venda. Foi você quem vendeu a si mesmo! É isso, estou falando de homens e mulheres vendendo a si mesmo. Claro que não se trata de uma venda objetiva, como se faz com coisas ou objetos. O que foi vendido foi o direito e o domínio sobre sua alma. "Pergunta o Senhor: Vender-vos-ia eu a credores? (...) Não. Foram vocês mesmos que se venderam pelos vossos pecados." (Isaías 50.1 - OL) Fique chocado, mas estou falando que você vendeu a sua alma para o Diabo!

Ouça bem, o Evangelho é muito mais do que "Jesus te ama". Está escrito: "Disse Jesus... 'E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará'. Eles lhe responderam: '...nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres?' Jesus respondeu: 'Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado'.” (João 8.32-34 - NVI)

Basicamente, a escravidão começou quando o Diabo ofereceu a Adão uma barganha, cujas premissas eram contrárias a precisa instrução de Deus. Adão negociou sua alma em troca de certas vantagens prometidas, e se vendeu a Satanás e ao pecado. E nesta posição a raça humana tem permanecido: escravizada.

Mas o Diabo não é um pai amoroso, é um carcereiro de escravos. Sua recompensadora água de delícias se revelou venenosa. E suas prometidas vantagens não passaram de açoites e desespero.

O Diabo é também um negociante trapaceiro. Não se engane: cada concessão para o pecado é sempre um “não” para Deus e um “sim” a um pacto com o Diabo. Neste processo você acaba fechando este acordo e termina por vender a alma. Este acordo permitirá que haja uma coleira em seu pescoço e correntes em seus pulsos.

Erros após erros contraímos uma enorme dívida que não podemos pagar. Ninguém pode obter os meios para comprar sua própria redenção! Somente Cristo pode prover isto. Por isso a redenção está associada com o mercado de escravos: ir ao mercado de escravos e comprar, redimir, aquilo que foi posto a venda.

Está escrito: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." (I Pedro 1.18-19)

O Senhor pagou com sangue o preço cobrado pelo resgate de nossas vidas! Ele fez, através de Jesus, a Sua parte no plano da salvação: completamente, definitivamente, totalmente. Agora você é chamado para romper com os hábitos da escravidão...

O pecado mostra que o Diabo tem domínio sobre nossa natureza humana. Redenção significa simplesmente "ser livre". Significa que esses direitos são cortados e transferidos para o Senhor Jesus. Você não pertence a você mesmo! Você foi comprado por um preço. Você é redimido - comprado, mas plenamente livre.

Você não tem nenhuma obrigação para com a escravidão imposta pelo pecado. Não permita que o Diabo caminhe sobre você! Você não está a venda! Esqueça a idéia de que você está caminhando para o inferno! O Senhor nos deu uma nova escritura de posse sobre a vida. Nela está escrito com o sangue de Jesus: "Está consumado - Pago integralmente".



Trecho do livro "Levante-se do Chão" de Pastor Eliy Barbosa - Igreja Cristã Plenitude

Comentários