O Filho do Diabo

Por Pastor Eliy Barbosa
09 de setembro de 2015

Disse Jesus: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.” (João 8.44).

O Senhor está dizendo claramente: “Você pertence ao seu pai, o Diabo. Portando Deus não é o seu pai, pois Satanás tem o controle da sua vida. Você faz parte da família do inimigo, e quer realizar o desejo dele. Você não é da família de Deus, seu desejo é satisfazer seu pai: com assassinato, homicídio, morte e mentiras!”.

Esse texto é chocante. Fique perplexo, mas não se sinta ofendido com o que vou lhe dizer: vários dos que se intitulam “cristão” são filhos do diabo! Foi isso o que Jesus afirmou ao se dirigir aos lideres religiosos de sua época. “Vós sois do diabo” são palavras proferidas pelo Filho do Amor!

Veja a enorme gravidade disso, a Palavra de Deus adverte: “Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou o próprio irmão” (I João 3.12a). A história de Caim e Abel é universalmente conhecida – o primeiro homicídio, a tragédia familiar do irmão que assassinou o próprio irmão (Gênesis 4.1-16). Foi o próprio Jesus quem afirmou que Caim fez isso pois tinha os mesmos desejos de seu pai, o Diabo: “[O diabo] foi homicida desde o princípio...”. Definitivamente Caim não pertencia a família de Deus.

Ao afirmar que “Caim pertencia ao Maligno”, a Bíblia está dizendo que foi o próprio Diabo quem convenceu Caim a matar o irmão, Abel. E por que Caim fez isso? “Porque as obras [de Caim] eram más, e as de seu irmão, justas” (I João 3.12b).

Caim se incomodava com o fato de Abel haver posicionado a sua vida em relação à Deus, e não compartilhar de seus desejos desenfreados de cobiça e de avareza. É isso que vemos no meio dos cristãos: quem tem o espírito de Caim, em um momento de violenta oscilação de temperamento, é capaz de matar o seu irmão. Mata com atitudes grosseiras, com palavras duras, com gestos desprovidos de carinho!

Debaixo de sua bandeira de “sinceridade”, acaba por se tornar um homicida espiritual, satisfazendo os desejos de seu pai, o Diabo. Prefere destruir e assassinar um irmão ou irmã com fofocas, calúnias e acusações do que se render ao Espírito de Cristo. Se torna um doador da morte: tudo ao redor é tocado por egoísmo, dúvida e auto-complacência. Em sua volta existem sempre ventos de mexericos, elogios insinceros e distorções. Tragicamente só consegue dar aquilo que possui, pois as Escrituras afirmam: “Quem não ama seu irmão permanece na morte” (I João 3.14).

É sobre essas pessoas que João está escrevendo no versículo 15: “Qualquer um que odeia seu irmão em Cristo já é, na realidade, um assassino no coração; e vocês sabem que ninguém que deseja matar tem a vida eterna dentro de si” (I João 3.15 – Bíblia Viva). Não herdarão o Reino dos Céus, pois são filhos do diabo!

Você é pavio curto, língua afiada, de palavras iradas, de julgamento precipitado e condenação fácil? Talvez você não saiba por que você é assim. E às vezes nem percebe quando tem essas atitudes. Mas o livro dos Salmos pode lhe trazer uma verdade reveladora:

“Peço que o teu amor me console, como prometeste a mim, este teu servo!” (Salmo 119.76). A verdade reveladora é que quem não consegue receber o consolo do amor, da bondade, da misericórdia e da benignidade do Pai, não está na posição de oferecer aos outros! Quem não consegue receber é porque ainda não faz parte da família de Deus. É da família do Diabo, ainda está morto – não há vida para doar.

Comentários

  1. João: 8. 32. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir

Postar um comentário