Vivendo na Plenitude do Poder de Deus

Por Pastor Eliy Barbosa
27 de Julho de 2014

1 Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2 E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente [e] impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4 E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2.1-4)

O capítulo 2 de Atos dos Apóstolos é conhecido como “a descida do Espírito Santo de Deus”. As igrejas onde ocorrem manifestações do Espírito Santo são conhecidas como “pentecostais”, porque a descida do Espírito Santo aconteceu no “dia de pentecostes”: exatamente 50 dias após a ressurreição de Cristo Jesus

Apesar de esta passagem ter sido escrita há cerca de 2000 anos, apesar disto ter acontecido há tanto tempo e apesar das igrejas de manifestação pentecostais estarem no mundo todo há quase dois séculos em ação; muito se tem visto, muito se tem falado, mas pouco se tem vivido do milagre do Espírito Santo de Deus.

Uma das primeiras e maiores evidências que há na descida do Espírito Santo de Deus, é que Ele não passa despercebido. Ele vem na forma de um vento forte, impetuoso, veemente - um vento ruidoso. Algo que quando passa abala todas as estruturas. Quando o Espírito Santo de Deus chega é exatamente isto que acontece: as coisas são abaladas, as coisas são chacoalhadas.

Mas o que houve de abalo, chacoalho ali naquele “vento” quando o Espírito Santo de Deus veio no pentecostes? A Bíblia diz que foi algo tão glorioso que desencadeou uma perseguição contra a Igreja! O vento do Espírito foi algo tão forte, que se levantaram homens, sacerdotes, fariseus para matarem aqueles que viviam debaixo do poder do Espírito Santo de Deus e criam no nome do Senhor Jesus.

Pedro quando encheu-se do poder de Deus, do Fogo, pregou basicamente o seguinte: “Olha, não importa o que vocês queiram nos dizer, não importa a perseguição que se levante, não importa a dificuldade que venha sobre nós! Nós temos algo maior, mais precioso do que velhas leis mortas. Nós temos algo maior e mais precioso do que as tradições judaicas. Nós temos algo mais precioso que a religiosidade. Nós temos o fogo e o poder do Espírito Santo de Deus em nossas vidas!”

Pedro diz com absoluta certeza:

16 Mas isto [é] o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão. (Atos 2.16)

A promessa é muita clara e afirma que quando o Espírito Santo de Deus de vem, as coisas são abaladas. Muda-se a estrutura familiar, muda-se a relação entre as pessoas. As crianças se tornam ‘profetas’, os jovens se tornam ‘visionários do sobrenatural’, os idosos passam a ter ‘sonhos de Deus’. E as pessoas começam a falar em uma língua que é movida diretamente do céu ao nosso espírito!

No livro de Atos esta não foi a única descida do Espírito Santo:

29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;.

30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.

31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (Atos 2.1-4)

Enquanto eles oravam sobre a perseguição, sobre a ameaça... o lugar em que eles estavam se moveu... houve um quebrantamento no mundo espiritual... e de novo foram cheios do Espírito Santo de Deus! Cheios do Espírito Santo para quê? Para pregar o Evangelho. E quando se prega o Evangelho o que sempre vem junto? Sinais, prodígios e curas.

Quando nós falamos de uma igreja com sinais, prodígios e curas; a primeira coisa que a gente pensa, sabe o que é? “Mentira. Engano. Charlatão. Falso Profeta!”. Sim, nós mesmos, apesar de dizermos que somos uma igreja pentecostal.

A igreja pentecostal se tornou uma coisa tão sem o “pentecostes”, sem o Espírito Santo de Deus, que quando aparece alguém falando em visões sobrenaturais, vendo o mundo sobrenatural, entregando profecias, estendendo a mão e curando, expulsando demônios... Enfim, fazendo sinais, prodígios e curas pelo nome do Santo Filho Jesus, as pessoas dizem: “Cuidado, ele é um falso profeta!”. Mas por que falam isso? Porque simplesmente essas pessoas não têm mais Fogo na própria vida! Elas não têm mais Unção na própria vida para olhar para o irmão e reconhecer o poder do Espírito Santo de Deus sobre a vida dele. Além disso, elas não tem fé.

Em Atos ainda, está escrito:

8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. (Atos 6.8)

A Bíblia diz que Estevão - porque era um homem de fé e cria - fazia prodígios, sinais e fazia maravilhas entre o povo. Pois Estevão era um homem cheio de fé e de poder do Espírito Santo de Deus.

Não deveríamos estar falando de algo que atua - com sinais e maravilhas como no pentecostes - há cerca de 2000 anos no mundo, que é o Espírito Santo de Deus. Mas com o passar dos tempos nós achamos que aquilo que o Espírito Santo de Deus tinha que fazer já foi feito. E nós fechamos nossos olhos espirituais, nossos ouvidos espirituais e o nosso coração. E não entendemos que Deus tem algo melhor preparado ainda para os nossos dias.

No livro de Ageu 2.6 diz que uma vez o Senhor iria abalar os céus e a terra, até que chegasse o Desejado de todas as nações e a casa do Senhor se enchesse de Glória. Em Hebreus está escrito:

26 A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, [mas agora prometeu] dizendo: Ainda uma vez comoverei, [moverei] não só a terra, senão também o céu. (Hebreus 12.26)

Simplesmente a Epístola aos Hebreus nos diz que Deus tem guardado para estes últimos dias um grande abalo. Um abalo sobrenatural que virá.

Este abalo é chamado pelos profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel, de chuva: chuva serôdia ou chuva temporã. O que isso significa? Que Deus tem reservado para os nossos dias mais uma chuva do Espírito Santo de Deus. Algo glorioso, algo diferente daquilo que nós havíamos vivido até então.

Esqueça esse discurso de uma Igreja morta, de uma Igreja apóstata, de uma Igreja carnal! Esqueça esse discurso do Inimigo dominando o mundo, do Inimigo dominando todas as coisas e nós vivendo acuados com doenças, enfermidades, dores, divórcios e males.

A Epístola de Tiago 4.7 afirma que nós temos o poder sobrenatural quando ele diz: “resisti, lutai, combatei o Diabo e ele fugirá de vós”. Não está escrito ali: “resista, combata e luta com Diabo e você será ferido”. Não! “Resista, luta, combata porque aquilo que Deus tem colocado em sua vida é tão poderoso que faz o Diabo correr de você. Que faz o Diabo fugir de medo da unção do Espírito de Cristo que há sobre sua vida.”


O profeta Malaquias fala sobre algo terrível que irá acontecer em nossos dias

1 Porque eis que aquele dia vem ardendo [como forno], como fornalha, [como fogo]; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, [os queimará], diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. (Malaquias 4.1)

A Palavra de Deus diz que está chegando o dia em que o Senhor irá julgar todos os soberbos. Quando a Palavra de Deus chama de soberbo, a palavra ‘soberbo’ está ligada na Bíblia a algo chamado ‘iniquidade’. A soberba normalmente está ligada ao fato da pessoa escolher um estilo de vida que despreza a Palavra de Deus. O soberbo despreza o julgamento de Deus e age como se Deus não se importasse ou como se Deus não fosse Soberano.

Veja um exemplo de soberba, amado do Senhor: Uma pessoa tem negócios errados, se mete em negócio, após outro negócio, após outro negócio ilegal e prospera. Ela então passa a zombar de Deus, porque vê a prosperidade dela como bênção e não consegue se sujeitar a Deus.

Quantas vezes nós ligamos a TV e vemos programas de TV tirando sarro, zombando da Palavra de Deus. Zombando também de homens e mulheres de Deus, zombando do poder do Sangue de Cristo Jesus, zombando do povo de Deus. Então nós - como povo de Deus! - assistimos, damos risadas e aplaudimos. Amado do Senhor, isso se chama ‘impiedade’ e a Bíblia diz: “eis que aquele dia vem ardendo sobre todos os soberbos e todos os que comentem impiedade serão como palha vão ser queimados, vão ser destruídos”!!!

Muitas vezes a soberba está ligada também com o fato da igreja não dar mais ao mundo uma resposta sobre o que é viver o sobrenatural de Deus. Muitas vezes se você quer conhecer o que é uma pessoa enrolada, o que é uma pessoa de duas caras, o que é uma pessoa fofoqueira, julgadora ou falsa – conheça um crente. “Conheça o membro de uma igreja e você vai conhecer o pior que há”. É isso que o mundo pensa.

Geralmente o mundo não olha para a Igreja e diz: “nós temos que mudar de vida, porque há um Deus que opera ali naquela igreja. E esse Deus virá um dia como fogo ardente. E nós temos que temer e buscar ao Senhor”. Mas ele olha e diz: “Ser crente desse jeito é fácil. Se for para viver desse jeito, fico como estou”. E desprezam o Evangelho, muitas vezes, por nossa culpa.

Mas tanto para os soberbos que desprezam o Evangelho quanto para nós os que comentem impiedade, nos tornaremos como palha: “o dia que está para vir os abrasará, os queimará”. Mas queimará com qual intensidade? “de sorte que não deixará nem raiz, nem ramo”.

Ou seja, vai queimar tão profundamente que aquilo que restar, vai estar longe da restauração. Não vai restar uma raizinha para dizer “desta raiz poderá ser restaurado”. Não vai restar um ramo para dizer “deste ramo algo poderá nascer”. Pois o Senhor irá dar um basta à tudo que é corrupto e à tudo que desafia o Seu Santo Nome e ao Seu povo!

É muito dura essa Palavra, porque na Epístola de Pedro diz que o julgamento de Deus começa por onde? Pela Casa do Senhor (I Pedro 4.17). O julgamento de Deus começa pela Casa de Deus. O julgamento de Deus começa pela minha vida, que sou pastor. O julgamento de Deus começa por este altar!

Esta Palavra antes de condenar qualquer pessoa lá fora, antes de condenar cada traficante, antes de condenar cada cafetão, antes de condenar cada pessoa envolvida em corrupção, cada pedófilo, antes de condenar cada assassino, cada estuprador... Antes de condenar qualquer pessoa esta Palavra começa condenado cada pastor, cada líder, cada membro de uma igreja, cada cristão. Esta Palavra começa por este altar, por esta casa, pela Plenitude.

Talvez esta Palavra seja dura demais e você deva estar pensado: “Pastor Eliy, o que tem haver essa Palavra de condenação com a mensagem que está sendo dita até agora, sobre o poder do Espírito Santo de Deus?”.

Amado, Deus não coloca remendo novo em coisa velha. Jesus disse que ninguém bota remendo novo em coisa velha (Marcos 2.21). É por isso que sempre digo que na nossa igreja, na Plenitude, não existe nenhum ex-drogado, nenhuma ex-prostituta, nenhum ex-gay, nenhum ex-viciado... Não! Na Plenitude somos todos novas criaturas (II Coríntios 5.17). Todos somos novas criaturas! Não existe ex-alguma-coisa na nossa igreja. Sabe quem eu sou? Uma nova criatura. Sabe quem você é? Uma nova criatura.

Mas para nos tornamos novas criaturas o velho tem que morrer, tem que partir, tem que ser consumido, tem que deixar de existir.


Vem chegando o julgamento de densas trevas, de fornalha ardente, de fogo destruidor

2 Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e saltareis como os bezerros do cevadouro (Malaquias 4.2)

A Palavra de Deus está dizendo: “quando o mundo estiver em trevas, quando o julgamento de Deus estiver começado e as pessoas verem grandes sistemas políticos-religiosos, muitas igrejas, muitas coisas simplesmente falindo e desaparecendo. Quando vocês ouvirem falar que quebraram vários bancos, muitas empresas, redes de TV e onde quer que haja soberba e impiedade. Não se desesperem e não se preocupem. Comecem a pular de alegria, comecem a louvar ao Senhor porque para vós que temeis o meu nome nascerá o Sol da Justiça”.

Simplesmente quando o mundo estiver sobre uma brasa ardente de destruição, sobre minha vida e sua vida que tememos ao Senhor repousaremos naquele sol da manhã, aquele sol gostoso, calmo. E o Senhor trará justiça sobre minha vida e sua vida.

A mesma Palavra de Deus nos garante: “virá, trará salvação debaixo das Suas Asas”. Simplesmente o Senhor irá nos pegar como a águia pega seus filhotes - e esconde debaixo da asa mesmo em dia de chuva e de sol. Quando o mundo estiver em julgamento você estará escondido debaixo das Asas do Senhor. Sua família estará escondida e protegida, porque Deus tem propósito maior com você:

“Saireis, saltareis como bezerros do cevadouro, como bezerros da estrebaria”. A Palavra de Deus está dizendo: “Naquele dia, tudo aquilo que tem impedido você de saltar de alegria. Tudo aquilo que tem te aprisionado, deixado você angustiado... Preso em medo descontrolado, em solidão que não acaba mais, em tristeza inexplicável, em crise após crise que bate sobre sua casa... Preso a filhos rebeldes, a um casamento infeliz, a um cônjuge que não está nos pés do Senhor... Preso ao medo da violência, dos vícios, da angústia... Naquele dia vocês irão sair!”.

O Senhor vai libertar pelo poder do Espírito Santo de Deus e vai quebrar tudo o que prende vocês! E qual vai ser o resultado de ser livre? Vocês vão pular. Ah como nós vamos pular! Pular do quê? Pular de alegria, pular de felicidade pelo que Deus tem feito!

O mundo estará ardendo em chamas, terror sobre terror na Tv, crise iminente, enquanto o servo de Deus estará saltando de alegria! “Que crise ein?’ – comigo não há ‘crise’, comigo há Cristo!”. “Que terrível ein?’ – nada é terrível, eu tenho Jesus!”.

Deus não precisa que as coisas estejam bem para ter sucesso. Também não precisa que as coisas sejam capacitadas para ter sucesso. Amado do Senhor, o mundo estará em chamas e você estará sorrindo! O mundo estará em sofrimento, e você vai crescer, vai sair e se libertar...

O resultado disso está em Malaquias 4.3:

3 E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos. (Malaquias 4.3)

O Senhor está dizendo: “Todos os ímpios (ímpio é o que pratica impiedade), tudo aquilo que foi levantado contra a sua vida em forma de impiedade... TUDO AQUILO QUE FOI LEVANTADO SOBRE SUA VIDA EM FORMA DE IMPIEDADE! Cada um dos onze mil demônios que se levantam todo o dia contra a minha vida e sua vida (Salmo 91.7)... Você pisará sobre os ímpios como cinza debaixo das plantas dos seus pés naquele dia!”.

Cada uma das coisas que veio sobre sua vida, em todos estes dias, tentando roubar a alegria do Espírito Santo de Deus. Tentando roubar de seu coração o mover sobrenatural. Cada enfermidade da alma, da mente e do corpo. Cada lembrança dolorosa, cada coisa que não quer passar: cada desprezo, cada palavra de mágoa, cada uma das rejeições da vida... Vão virar cinzas debaixo do seu pé! Vão desaparecer. Porque o Espírito Santo de Deus fará uma obra gloriosa, maior do que vista no Pentecostes!

Nós somos uma geração que tem muito do que se alegrar. Eu e você veremos ainda em carne coisas que os nossos pais, nossos avós, nossos antepassados ansiaram em ver do poder do Espírito Santo de Deus e não tiveram oportunidade. Nós veremos em carne, em vida ainda, algo tão profundo, penetrante, duradouro do Espírito Santo de Deus que, está geração, a nossa geração terá a maior revelação de Cristo de todos os tempos!

Porque esta é a última chuva antes da volta do Senhor Jesus. A última inundação. Uma inundação tão gloriosa que a Palavra de Deus diz que a Glória do Senhor cobrirá a terra como as águas cobrem o mar (Habacuque 2.14)! Você já entrou no mar? Tem como mergulhar no mar e sair seco? Não vai ter como alguém ficar fora da Glória de Deus.

A Glória de Deus vai alcançar seu casamento. Vai alcançar sua casa. Vai alcançar seus negócios. Vai alcançar cada um dos seus projetos, dos seus filhos, dos seus netos. Vai ser impossível você acordar de manhã sem estar debaixo da Glória de Deus. Vai ser impossível você fazer algo no seu dia sem você dizer: “Tu me cercas Senhor... Tu me cercas... Tu me cercas... Tu me cercas. Sua Glória é como um oceano e nele estou mais do que mergulhado: estou me afogando em Glória. Estou andando em Glória. Estou me movendo em Glória.”


E isso já começou amado do Senhor, só basta você mergulhar. Mergulha, mergulha!

Deixa o Sol da Justiça queimar tudo aquilo que te aprisiona. Ache motivos para saltar perante o Senhor, mesmo que não há nenhum motivo para sorrir, muitas vezes, dentro de casa. Ache motivos para dizer: “Senhor, eu quero pisar em cada um dos ímpios, em cada uma das coisas levantadas contra mim até virar cinzas debaixo dos meus pés. Senhor, eu quero saltar de alegria e pular. Mas vou pular tanto que nada vai restar debaixo dos meus pés, pois eu creio que faço parte desta geração do sobrenatural.”

O Espírito Santo de Deus está aqui. Eu sei que várias pessoas que estão lendo esta mensagem já sentiram a presença dEle: alguns foram tocados no coração, alguns se arrepiaram, outros tiveram impressões profundas na alma, outros ouviram sussurros.

Creia, o Espírito Santo de Deus está visitando agora sua mente, sua boca e seu pensamento. Ele está te dando uma nova língua: esta língua não proveem da minha carne e nem da sua carne. Essa língua não é imaginação da sua cabeça, nem é o Diabo e nem você tentando imitar alguém. Mas você está sentindo algo queimando em seu coração neste momento. E isto sobe até aos seus lábios.

O Espírito Santo de Deus vai assoprar nesta hora, vai avivar e vai abalar tudo o que tiver abalado. Você vai receber agora! Você vai receber agora algo tão sobrenatural, que você vai achar motivos para pular na presença do Senhor. Você vai achar motivos para sair sob a Justiça de Deus. O Avivamento começa hoje na sua vida, na sua casa e na sua família. E começa agora.

O Espírito Santo de Deus te visita neste instante em nome do Senhor Jesus. Comece a sentir no seu corpo, comece a sentir agora na sua pele. Comece a glorificar com o que há em seus lábios!

O Espírito Santo de Deus te visita! Ele te visita, Ele derruba todas as barreiras, de incredulidade e de dúvida. E todo mal que está presente saia agora em nome de Jesus!

Porque o mover sobrenatural de Deus está aqui, a Plenitude do Poder de Deus está em nosso meio. Amém!

Comentários